BAIXE GRÁTIS SEU EBOOK SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS

Descubra as maravilhosas revelações contidas nesse fantástico LIVRO!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100{cbcd66f007a6a58b580b9a083d47e9f3b67b32ae65bce361169fcc9bac659a54} seguro!

EVANGELISTA MATEUS

EVANGELISTA MATEUS

Sabemos muito pouco acerca da pessoa de Mateus. Ele era filho de Alfeu, irmão de Tiago, o Pequeno, e possivelmente de Tomé Dídimo. Os únicos fatos que os evangelhos registram a respeito dele são o chamado e a festa de despedida. Ele havia sido um publicano, ou cobrador de impostos, a serviço do governo romano; um ofício desprezado pelos judeus em função das extorsões que normalmente eram cometidas por tais funcionários, e porque se tratava de um sinal irritante de sujeição a um poder estrangeiro. Ao ser chamado por Cristo, Mateus abdicou imediatamente à sua função e ao seu antigo nome de Levi. Os registros da tradição ao seu respeito dão conta de que ele teria levado uma vida ascética, à base de ervas e água. Existe uma lenda segundo a qual, depois da dispersão dos apóstolos, ele teria viajado ao Egito e à Etiópia para proclamar o Evangelho; que teria ficado ocupado na capital da Etiópia, na casa do eunuco batizado por Filipe, e que também teria superado dois mágicos que estavam afligindo o povo com doenças.

Relatos posteriores informariam que ele teria ressuscitado o filho do rei do Egito dentre os mortos, curado a sua filha Efigênia de lepra e a elevado à liderança de uma comunidade de virgens dedicadas ao serviço de Deus; e que um rei pagão, na sua tentativa de removê-la da sua clausura, fora acometido de lepra, e o seu palácio destruído por um incêndio.

Mateus e Levi designam a mesma pessoa (Mt 9: 9; Mc 2:14; Lc 5:27). O nome Levi não aparece em nenhuma lista que apresenta os apóstolos de Jesus, Mateus, entretanto, é mencionado em todas. Os judeus marcavam mudanças decisivas nas suas vidas por meio da troca de nome (cp. com os nomes Simão e Pedro; Saulo e Paulo); de forma que fica evidente que Levi, depois do seu chamado ao apostolado, passou a se nomear Mateus. Este último é uma forma contraída do nome hebraico Mattathias e significa presente de Deus, que corresponde ao nome grego Teodoro. O nome Mateus desbancou de forma tão completa o antigo, Levi, que é antecipado pelo próprio evangelista, no capítulo 9 e versiculo 9, onde o autor é chamado de Mateus. Marcos e Lucas, ao narrarem o chamado de Mateus, e de forma mais precisa, tratam-no, ainda, de Levi (Mc 2.14; Lc 5:27). Todavia, nas listas apresentadas dos apóstolos (Mc 3:18; Lc 6:15; At 1:13), ele o elencaram corretamente na forma Mateus.

Fonte: Marvin R. Vicent

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *