O Primeiro Dia, 1:2-5
Luz (אֹ֑ור). A luz deve ter sido incluída nos “céus e na terra”, criados no “princípio”. Mas a superfície da terra devia estar ainda em trevas, porque a crosta terrestre, esfriando-se, coberta de águas ferventes, devia desprender névoa densa e gases que escondessem completamente a luz do sol. A luz, e a sucessão de dias e noites, apareceu na superfície da terra quando o processo de esfriamento diminuiu a densidade da névoa, o necessário para que a luz a atravessasse. Todavia, o próprio sol tornou-se visível somente no quarto dia.
O Segundo Dia, 1:6-8
O firmamento, chamado “céu”, aqui significa, atmosfera, ou camada de ar, entre a terra coberta d’água e as nuvens em cirna, atmosfera tornada possível pelo parcial esfriamento dessa água; a superfície da terra, porém, estava ainda quente, o bastante para produzir nuvens que ocultavam o sol.
O Terceiro Dia, 1:9-13
Terra e vegetação. Parece que, até então, a superfície da terra esteve inteiramente coberta d’água, porque o rompimento contínuo da crosta delgada, recém-formada, deve ter conservado lisa a superfície terrestre, como uma bola liquida. Mas a crosta, à medida que esfriava e engrossava e se tornava mais ou menos imóvel, começava a arquear-se, aparecendo então ilhas e continentes. Nada de chuva ainda, porém neblina densa regava a parte seca recém-formada, ainda quente devido ao seu próprio calor. O clima era tropical em toda parte; a vegetação deve ter crescido rapidamente e com proporções gigantescas; devido às inúmeras submersões e sublevações alternadas da crosta, resultaram dessa vegetação as atuais jazidas de hulha.
O Quarto Dia, 1:14-19
Sol, lua, estrelas. Devem ter sido criados “no princípio” . No “primeiro dia” sua luz deve ter atravessado a bruma da terra, 1:3, ao mesmo tempo ficando eles invisíveis. Agora, porém, devido à menor densidade das nuvens, resultante de mais esfriamento da terra, tornaram-se visíveis da terra. As estações vieram quando a superfície terrestre deixou de ser aquecida de dentro, passando a depender do sol como única fonte de calor.
0 Comentários