BAIXE GRÁTIS SEU EBOOK SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS

Descubra as maravilhosas revelações contidas nesse fantástico LIVRO!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como entender a simbologia do Apocalipse?

Como entender a simbologia do Apocalipse?

Introdução

No estudo de hoje a Akademia Cristã abordará o tema “Como entender a simbologia do Apocalipse?“, um estudo que vai abordar pontos importantes sobre esse tema, para que o estudante da Bíblia não cometa interpretações equivocadas sobre esse Livro.

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você gostaria de conhecer melhor sobre Escatologia? Então BAIXE o nosso  Ebook Daniel e Apocalipse ? Clique aqui e baixe agora…

Nesse estudo vamos aprender o tema “Como entender a simbologia do Apocalipse?”. Iremos conhecer como os israelitas utilizavam os símbolos em sua cultura e fé, e como esses símbolos eram empregados em literaturas apocalípticas e posteriormente foram utilizados no Livro de Apocalipse.

O que é símbolo

O símbolo é aquilo que se coloca no lugar de alguma coisa ou a representa. Trata- se de um objeto visível ou a representação de um processo, ideia ou qualidade de outro objeto .Os símbolos são diferentes dos tipos no sentido de que geralmente eles não são pré-figurativos, mas representam coisas que realmente existem. Etimologicamente falando, a palavra ‘’símbolo’’ pode ser identificada com a palavra grega “Symballein’’, que significa lançar ou juntar, por exemplo, com a finalidade de fazer uma comparação. Nas escrituras, o símbolo geralmente aparece sob a forma de objetos literais e sempre denota alguma coisa diferente. Os símbolos sugerem ideias e conceitos, ao invés de declará-los.

Veja também:

–Curso Tsade – Hebraico do Jeito Certo (Clique Aqui!)

–Teologia sem mensalidades (Clique Aqui!)

–Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Clique Aqui!)

–Memorização Fácil da Bíblia (Clique Aqui!)

–Curso Preparatório para Obreiros, Diáconos e Presbíteros (Clique Aqui!)   

A importância da simbologia Bíblica

Muitos erros teológicos e equívocos podem ocorrer devido à má interpretação dos símbolos presentes na Bíblia. Uma compreensão errada de tais simbolismos pode influenciar de maneira negativa na formulação de doutrinas absurdas no meio da igreja de Cristo, daí a importância de se conhecer profundamente a simbologia utilizada na Bíblia e cultura judaica.

Assim como a tipologia, o simbolismo bíblico foi por vezes levado aos extremos por autores doutos em imaginação que ao invés de esclarecer a revelação da verdade como encontrada na bíblia, procuraram obscurece-la.

O uso dos símbolos nas literaturas proféticas e apocalípticas

Era comum o uso exagerado do simbolismo nos escritos do oriente médio antigo. Era a forma de expressão literária preferida pelos profetas, especialmente nos trechos escatológicos, em que, juntamente com a pseudonímia, procuravam fugir à ira dos poderosos; como também, pela tradição bíblica, era um recurso muito recebido com simpatia pelo grande público.

Esse fenômeno literário acontecia devido ao grande número de figurações de elementos da natureza, como animais selvagens, ainda numerosos, e fenômenos atmosféricos, não identificados cientificamente. 

Uma coisa importante de salientar é o fato de que esse tipo de linguagem era acessível porque traduzia aspectos práticos da vida dos habitantes; mas se complicou gradualmente quando o simbolismo se transformou em esoterismo numérico, exigindo leitores “iniciados”. Esse tipo de simbolismo, sem dúvida mais elitista, restringiu o leque do rebanho receptivo.

Veremos a seguir alguns exemplos de símbolos que foram utilizados no livro de Apocalipse.

Alguns símbolos no Apocalipse

TABELA DE SÍMBOLOS DA BÍBLIA
SIMBOLOSSIGNIFADOSTEXTO BÍBLICO
EstrelasAnjosE a sua cauda levou após si a terça
parte das estrelas do céu e lançou-as
sobre a terra; e o dragão parou
diante da mulher que havia de dar à
luz, para que, dando ela à luz, lhe
tragasse o filho. – Apocalipse 12:3
CordeiroJesusNo dia seguinte, João viu a Jesus, que
vinha para ele, e disse: Eis o
Cordeiro de Deus, que tira o pecado
do mundo. – João 1:29
Mulher montada numa bestaImpério Romano

Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres.           Apocalipse 17: 3

Animal ou MonstroRei ou reinosEstes grandes animais, que são
quatro, são quatro reis, que se
levantarão da terra. – Daniel 7:17
ChifrePoder, rei ou reinoE os dez chifres que viste são dez reis,
que ainda não receberam o reino,
mas receberão o poder como reis por
uma hora, juntamente com a besta. –
Apocalipse 17:12
ÁguaNações, raças, povos e ou línguasE disse-me: As águas que viste, onde
se assenta a prostituta, são povos, e
multidões, e nações, e línguas. –
Apocalipse 17:15
Dragão ou SerpernteDiabo, Satanás ou um reiE foi precipitado o grande dragão, a
antiga serpente, chamada o diabo e
Satanás, que engana todo o mundo;
ele foi precipitado na terra, e os seus
anjos foram lançados com ele. –
Apocalipse 12:9
Menorá ou CastiçalIgrejaEis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas. Apocalipse 1, 20
CaudaTraição ou rebeliãoa sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe devorasse o filho. Apocalipse 12, 4
MorteSeparação, perda de comunhãoEu sou o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre! e tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1,18

 

CONCLUSÃO

Verificamos que o estudo da simbologia bíblica é muito importante para uma correta compreensão da Bíblia. É necessário compreender os significados dos símbolos para entender o que Deus quis dizer através do autor para o público destinatário, sendo que este sabia o significado dos símbolos. Pudemos aprender que algumas escolas teológicas dentro do cristianismo se tornaram expoentes de uma teologia fundamentada em símbolos e interpretações desses. 

De uma certa forma esse tipo de interpretação causou muitos problemas, pois os fiéis de um segmento cristão, passaram a interpretar os símbolos de forma literal e figar esperando o cumprimento de tal símbolo em personagens contemporâneos.

Deixe seu comentário e sua sugestão abaixo e até o próximo estudo bíblico.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>