BAIXE GRÁTIS SEU EBOOK SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS

Descubra as maravilhosas revelações contidas nesse fantástico LIVRO!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

O que era um altar de pedra não lavrada?

O que era um altar de pedra não lavrada?

Heey, você gostaria de conhecer o conteúdo do Livro de Gênesis com um método judaico-cristão e saber interpretar e pregar melhor a Bíblia?
Especialista revela todo segredo do Livro de Gênesis com um método que tem revolucionado o ministério de ensino e de pregação de muitos cristãos.
Perca o medo de falar em público já! clique aqui e saiba mais…

Introdução

Muitas pessoas quando vão estudar a Bíblia encontram muitas palavras que suscitam dúvidas na hora do estudo, por isso nesse estudo estaremos abordando o tema “O que era um altar de pedras não lavradas?“. Você conhecerá de forma sucinta o que era esse tipo de altar e para que servia.

Também conheceremos algumas informações sobre esse tipo de altar no corpo literário da Bíblia

O significado da palavra altar

וְאִם־מִזְבַּ֤ח אֲבָנִים֙ תַּֽעֲשֶׂה־לִּ֔י לֹֽא־תִבְנֶ֥ה אֶתְהֶ֖ן גָּזִ֑ית כִּ֧י חַרְבְּךָ֛ הֵנַ֥פְתָּ עָלֶ֖יהָ וַתְּחַֽלְלֶֽהָ׃

A palavra altar vem do hebraico (מִזְבַּ֤ח – mizbach) e está diretamente relacionado com o vb. zbh matar por sacrifício e se refere primariamente à estrutura sobre a qual um sacrifício ou alguma outra oferta é oferecido à divindade e ao redor do qual também se poderiam realizar outros ritos. 

[popup_anything id="3914"]

O que era um altar?

Segundo (DOUGLAS, 2006) altar vem da palavra mizbeah, que significa “lugar de sacrifício” (derivado de zavah, “matar para sacrifício”). Mesmo que etimologicamente o termo envolva matança, encontramos várias ocorrências onde a palavra se refere a altar de incenso (Êx 30, 1).

O primeiro caso explícito de construção de um altar para o sacrifício ao Senhor é a referência ao altar de Noé logo após o Dilúvio (Gn 8.20).

Altar na Bíblia

Bom, já aprendemos o que era altar, para quais objetivos eram construídos os altares, agora conheceremos algumas citações de altares na Bíblia e algumas ocorrências de altares de pedras não lavradas  e pontuar algumas características desses altares:

“E se me fizeres um altar de pedras, NÃO O FARÁS DE PEDRAS LAVRADAS; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.” Ex 20:25

“Moisés, servo do Senhor, ordenara aos filhos de Israel, conforme o que está escrito no livro da lei de Moisés, a saber: um altar de pedras brutas, sobre as quais não se levantara ferramenta; e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, e sacrificaram ofertas pacíficas“. Josué 8, 31.

Vimos até agora duas citações sobre altar de pedras não lavradas ou brutas. Agora passaremos a pontuar algumas características de um altar de pedras não lavradas:

  • Eram rústicos (Tosco; desprovido de ornamentações e acabamentos; algo que é simples).
  • Não seguia um padrão fixo.
  • As pedras não eram encaixadas, elas eram empilhadas de forma que o altar fosse montado de forma rápida.
  • Não eram grandes e não poderia ter uma plataforma, pois o altar era bem frágil.
  • A escolha das pedras geralmente não seguia nenhuma mística, sendo que as pedras grandes serviam de alicerce para a construção do altar.
  • Qualquer pessoa construía um altar dessas pedras.

 

Conclusão

Verificamos que altar era um lugar que poderia ser utilizado tanto para matança de animais, de humanos e também para oferecer sacrifícios de alimentos e incensos. Nós aprendemos que altar de pedras não lavradas eram aqueles altares que a pedra usada era rústica, não era feita com pedras cortadas e preparadas. Tudo isso foi possível através do uso de várias ferramentas, inclusive o HEBRAICO.

Proibida a cópia em outros sites, caracterizando-se como crime de violação aos Direitos Autorais conf. Art. 184 do Código Penal, que diz: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>