A lista de livros canonizados
Segundo Heinrich Joseph Dominicus Denzinger (Liége, 10 de Outubro de 1819 – 1883) um teólogo católico, em 28 de agosto de 397 concílio de Cartago publicou um cânon da Bíblia, enumerando os livros a seguir: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 4 livros de Reis, 2 livros de Crônicas, Jó, Salmos de Davi, 5 livros de Salomão, 12 livros de profetas, Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Tobias, Judite, Ester, 2 livros de Esdras, 2 livros de Macabeus.” No Novo Testamento, “4 Evangelhos, 1 livro de Atos dos Apóstolos, 13 cartas paulinas, 1 carta dele para os Hebreus, 2 de Pedro, 3 de João, 1 de Tiago, 1 de Judas e o Apocalipse de João”.
Pudemos verificar que o cânon de livros da Bíblia usada no norte da África era diferente de outras regiões cristãs, o que você acha disso?
Comente, compartilhe e não esqueça de clicar na estrela abaixo se esse post foi relevante para você.
Proibida a cópia em outros sites, caracterizando-se como crime de violação aos Direitos Autorais conf. Art. 184 do Código Penal, que diz: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
por isso que creio ser os ortodoxos coptas,os primeiros cristãos a ter a biblia,a fazer parte da comunidade crista,vejo como os evangelicos estao distantes da historia da igreja,a paz de cristo!!!