BAIXE GRÁTIS SEU EBOOK SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS

Descubra as maravilhosas revelações contidas nesse fantástico LIVRO!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Pe. Ezequiel Ramim – O padroeiro do Movimento Sem Terra

Pe. Ezequiel Ramim – O padroeiro do Movimento Sem Terra

Ezequiel Ramim

Ezequiel nasceu em Padova, Itália, em 1953. Ainda jovem, decidiu dedicar sua vida aos mais pobres e necessitados como missionário além das fronteiras. Este foi sempre seu grande ideal: queria estar ao lado dos mais pobres e abandonados. Foi ordenado sacerdote em 1980, e aos 30 anos, foi enviado em missão ao Brasil. Desejava viver uma experiência de fronteira. Em abril de 1983, antes de chegar ao Brasil, partilhou: “Ainda não sei aonde irei, porém estou contente com o fato de partir. É uma coisa mais forte do que eu.” Depois de fazer um curso de português e da realidade brasileira em Brasília, foi destinado a trabalhar em Cacoal, Rondônia, cujo estado ainda estava em processo de colonização.

Segundo  uma sinopse da (PAN-AMAZON SYNOD) o pe. Ramin foi o principal escritor do Documento Político publicado em abril de 1972 pela seção florentina de Mani Tese .

Documento fora criado esclarecer o compromisso político e admitia a proximidade da seção florentina a “grupos de jovens comprometidos e revolucionários, variando de movimentos não-governamentais a estudantis” influenciados por “Karl Marx e Mao”. intitulado “Não ao capitalismo e imperialismo” é dedicado a defender uma “sociedade alternativa”. O texto descreve uma estratégia que vai de uma análise da situação atual empregando os critérios dialéticos para a definição de uma “utopia mobilizadora e inspiradora”, levando a uma “estratégia política e social”.

Sua formação marxista levou-o a engajar-se na causa indígena e rural como membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT), órgão da Conferência Episcopal Brasileira dedicada às questões rurais e sempre marcado pelo socialismo nos moldes da Teologia da Libertação. 

Morte

No dia 24 de julho de 1985, o Pe Ezequiel Ramin, aos 32 anos de idade, foi brutalmente assassinado quando voltava de uma missão de paz, na qual havia visitado posseiros na Fazenda Catuva para pedir-lhes que se retirassem, pois corriam perigo. Foi pego de surpresa pelos pistoleiros a mando de fazendeiros. Seu corpo recebeu muitos tiros de espingarda. Ficou caído na estrada a uns 50 metros da traseira do carro. Os mandantes do crime nunca foram presos, como ocorre frequentemente quando os acusados são ricos e poderosos.

Em 2017 a Câmara Municipal de Rondolândia, através de um vereador do Partido Socialista Brasileiro, aprovou projeto de lei nº 27\2017 que homenageia com o dia 24 de julho, para homenagear o pe. Ezequiel Ramim pela sua história na região de Mato Grosso.

 

Sínodo da Amazônia

Em outubro de 2019, será realizado na região do Amazônia, o Sínodo dos bispos da Igreja Católica, que tem como uma das suas pautas, a canonização do pe. Ezequiel Ramim. O Sínodo da Amazônia será uma reunião que tem como escopo o trabalho da ala progressista da igreja, que entre outras propostas, seria a de equiparar a religião indígena como uma vertente cristã. 

Como cristãos, devemos estar com os nossos olhos voltados para esse Sínodo, pois como dizia (OLIVEIRA. 1992):

Surge, então, a desconfiança de que a ecologia seja o comunismo metamor­foseado. “Morfose” significa forma, e “meta”, transformação. Seria, portanto, a transformação do comunismo. A Revolução, colocando o homem a serviço de algo que é inferior a ele, vai contra toda a ordem que Deus estabeleceu na criação. Então, aos que dizem — “o comu­nismo morreu” — a resposta é: “Aqui está o comunismo transformado“. E convém esclarecer que o igualitarismo ecologista realiza a plenitude do sonho igualitário do comunismo.

Estudar Escatologia é muito importante e imperativo para o cristão moderno, pois os velhos estratagemas do mal estão de volta, só que agora, com uma nova roupagem.  Se o cristão não tiver um fundamento, onde apoiar a sua esperança ele sucumbirá as estratégias do diabo.

As denúncias feitas por Pascual Bernardin são atualissímas, pois estamos no meio de um jogo de uma minoria de pessoas ricas que querem dominar o mundo, para isso, irão usar todos os recursos possíveis para deixar a humanidade cada vez mais ignorante.

Maran ‘Atah! (Hora vem Senhor!)

Por: Luiz Flávio Curvelo de Jesus

Referências:

OLIVEIRA, Plínio Corrêa de. . acessado nesse link: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS%20-%2019920712_Eco92.htm

1 – https://www.combonianos.org.br/martires/pe-ezequiel-ramin

​2 – https://rondolandianews.com.br/2017/07/03/camara-municipal-de-rondolandia-mt-aprova-projeto-de-lei-que-homenageia-o-saudoso-pe-ezequiel-ramim/​

3 – https://panamazonsynodwatch.info/editorial/a-marxist-saint-the-brazilian-bishops-strange-proposal-for-the-synod/

Tags: | | | | | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>