BAIXE GRÁTIS SEU EBOOK SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS

Descubra as maravilhosas revelações contidas nesse fantástico LIVRO!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Indícios de que o cego Bartimeu nunca teve seus olhos vazados quando criança.

Indícios de que o cego Bartimeu nunca teve seus olhos vazados quando criança.

Shalom irmãos!

Meu nome é Luiz Flávio Curvelo de Jesus,

Sou o criador do Blog Akademia Cristã e co-criador do Blog Os Bereanos, e sempre postarei aqui, matérias escritas tanto por mim, como escritas pelos meus amigos.
Nessa feita quero compartilhar com o leitor, aquela situação que todos passamos de estarmos numa igreja, e ouvirmos aquela pregação que parece mais um filme, do que que uma mensagem bíblica.
Nesse caso iremos tratar de uma passagem conhecida e pregada por vários ministros no Brasil e fora, e que talvez você já deva ter ouvido.

PROGRAMA TEOLOGIA PARA TODOS – MAIS DE 20.000 ALUNOS INSCRITOS

A passagem do cego Bartimeu em Marcos 10: 46-52. Nessa passagem Marcos descreveu que o cego se chamava Bartimeu, e que o nome de seu pai era Timeu.
Existe por ai inúmeros pregadores equivocados, pregando que Timeu foi oficial do império romano e que devido a sua traição ele foi assassinado e seu filho Bartimeu teve seu olhos furados para que não pudesse vingar a morte do seu pai.
Parece cena de filme. E para apoiarem, dizem que o escritor da tal ficção foi o historiador Flavius Jusefus. Se Jusefus estivesse vivo hoje ganharia a estatueta de Holywood por lhe atribuírem a origem dessa estória.
O incrível nessa estória toda, é que nenhum desses pregadores ou escritores conseguem provar uma fonte fidedigna ligada ao Jusefus, referente a mencionada estória.
Por isso, iremos apontar alguns indícios escriturísticos que apontam o equívoco desses pregadores e escritores que só é percebido graças a LXX (A Bíblia hebraica que foi traduzida por 72 escribas para o dialeto grego).

No NT em grego encontramos na passagem de Marcos 10:46 a palavra grega “Tiflós” que foi traduzida como cego em Mat 12:22; 15:14; Mc 10:46, 51; Lc 6:39; 18:35; Jo 9:2, 18, 24, veja o texto grego abaixo:
Marcos 10: 46 “και ερχονται εις ιεριχω και εκπορευομενου αυτου απο ιεριχω και των μαθητων αυτου και οχλου ικανου υιος τιμαιου Βαρτιμαιος ο τυφλοσ εκαθητο παρα την οδον προσαιτων.

Mas graças a LXX feita pelos 72 escribas judeus, podemos desmistificar a ideia de que Bartimeu teve seu olhos furados ou vazados pelo império romano.
Por que?
Porque em Jeremias 52:11 encontramos na Bíblia escrito o seguinte “Então mandou furar os olhos de Zedequias e prendê-lo com correntes de bronze e o levou para a Babilô­nia, onde o manteve na prisão até o dia de sua morte
Vejamos mais duas traduções:

E cegou os olhos a Zedequias; e o atou com cadeias; e o rei de Babilônia o levou para Babilônia, e o conservou na prisão até o dia da sua morte. 
Versão ARA

E arrancou os olhos a Zedequias e o atou com duas cadeias de bronze; e o rei da Babilônia o levou para a Babilônia e o conservou na prisão até o dia da sua morte. 
Versão ARC

Agora acompanhe o texto grego na LXX:
Jeremias 52: 11 “και τους οφυαλμους σεδεκιου εξετυφλωσεν και εδησεν αυτον εν πεδαις και ηγαγεν αυτον Βασιλευσ εις ΒαΒυλωνα και εδωκεν αυτον εις οικιαν μυλωνος εως ημερας ης απευανεν.

Perceba  que no texto de Jeremias 52:11 na LXX a palavra usada para CEGOU os olhos de Zedequias foi ἐξετύφλωσεν (edzetíflossen) que significa “vazou, arrancou, danificou” (verbo indicativo ativo aoristo 3ª pessoa do singular).
Esta palavra é oriunda da palavra ἐκτυφλoώ (isto é, fazer alguém ficar cego, feri-lo, arrancar seus olhos, etc) é o termo usado em Ex 21:26 “E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o DANIFICAR, o deixará ir livre pelo seu olho.” Sendo assim, se Bartimeu fosse um cego vítima da crueldade que Zedequias vivenciou, o apóstolo Marcos teria escrito ἐκτυφλὸς (cego de olhos vazados) e não simplesmente τυφλὸς (cego).

 

Por: Ev. Luiz Flávio Curvelo
Fonte: LXX
Bíblia João Ferreira de Almeida, ARC, ARA.

Tags: | | | | | | | | | | | |

Artigos Relacionados

Sobre o Autor

2 Comentários

  1. FRACO… BEM FRACO VISTO QUE TIMEU SEU PAI TERIA FEITO UMA INSURREIÇÃO CONTRA O IMPÉRIO ROMADO TEVE SUA PROPRIEDADE TOMADA PELO ESTADO FOI MORTO E SEU FILHO PENALIZADO (COMO DE COSTUME COM CEGUEIRA)

    • Jalzerio meu irmão, não entendi. Você diz “fraco” pautado em que? Evangelenda?
      Qual a fonte bibliográfica e histórica você está usando para afirmar a sua resposta?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>